O Colégio Aliança – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, mantido pela Escola Arca de Noé, empresa jurídica de direitos privados, deu início as suas atividades no ano de 1991, tendo como seu primeiro nome “Jardim de Infância e Maternal Arca de Noé”, o qual localizava-se à Rua Brigadeiro Rocha, 249, centro da cidade de Guarapuava-Pr, inicialmente com 30 alunos, 4 professoras e uma diretora.

Teve sua autorização de funcionamento, ofertando turmas de Maternal II, Jardim I, II e III. A Escola transferiu-se para a sua sede própria na Rua Professor Becker, 1419, centro e passou a dominar-se Escola Arca de Noé – Ensino Pré-Escolar e de 1º. Grau, a qual foi autorizada pela Resolução nº. 4.215/92 de 20 de novembro.

No ano 1997 a escola continuou sua implantação de 1º grau com a oferta de 5ª a 8ª séries, a qual obteve sua autorização de funcionamento pela Resolução nº. 851/97 de 13 de março.

No ano de 1998 a Escola Arca de Noé implantou o curso de 2º Grau de forma gradativa e ampliou suas instalações com o término da construção de um prédio ao lado da sede (Unidade 2). A autorização do curso de 2º Grau, foi obtida pela Resolução nº. 183/98. Ainda no ano de 1998 o Colégio Aliança passou a ser denominado: Colégio Aliança – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e obteve o reconhecimento dos cursos de Educação Infantil e ensino Fundamental pelas resoluções nº. 3.854/98 de 03 de dezembro de 1998 e nº. 4.376/98 de 03 de fevereiro de 1999, respectivamente. O curso de Ensino Médio foi reconhecido através da Resolução nº 189/01 DOE de 20 de fevereiro de 2001.

Em 2004 o Colégio inaugurou suas novas instalações (Unidade 3) e 2009 (Unidade 4) ampliando seu atendimento e inovando com o lançamento do curso pré-vestibular Anglo.

Em 2015, foi a vez da Educação Infantil, onde tudo começou, a unidade 5. Moderna, espaçosa, com toda a infra-estrutura necessária para que o aluno desde o berçário tenha a sua vida escolar com conforto e possibilidades de crescimento, físico e intelectual.

A crescente ampliação do Colégio Aliança deu-se não somente no plano físico e quantitativo, porém na obtenção de uma Educação de Qualidade, a qual tem sido a meta desta Instituição desde seu princípio.

Os Princípios

Os princípios que regem a proposta pedagógica do Colégio Aliança fundamentam-se na ideia de que a pessoa constrói seus conhecimentos como resultado da interação do sujeito com o objeto do conhecimento.

Trata-se de uma interação realizada por intermédio do meio físico e social. Para que isso aconteça, o Aliança procura envolver seus alunos em situações que possam permiti-lo a expressar suas opiniões, a analisar e a discutir a partir das noções que já possuem, relacionando assim com o saber científico, oportunizando a reconstrução do saber.

O Aliança está consciente de que o aluno que souber como construir seu conhecimento poderá adaptar-se às mudanças deste mundo em constante transformação. Nossa proposta fundamenta-se na teoria de Piaget, VygotsKy e outros interacionistas, onde temos o compromisso com a produção e socialização de conhecimentos.

Nosso objetivo, centrado nesta concepção, é o desenvolvimento do senso crítico, da criatividade e da integridade do ser humano, objetivando que este venha a ser um cidadão que contribua ativamente na construção de uma sociedade cada vez melhor.

A Educação Cristã baseada nos princípios da Bíblia Sagrada, permeia o processo da formação do aluno, dando oportunidade para que ele reflita sobre os seus valores e atitudes.

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.”(Prov. 1,7)